O que é literatura?
O que é a literatura?
A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas. Seja nos livros clássicos, seja nos muros das capitais, manifestações verbais podem ser consideradas expressões literárias.
A definição mais antiga da literatura comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras. Na época, o filósofo ainda dividiu a Literatura em três categorias ou gêneros clássicos – o lírico, o épico e o dramático.
Atualmente, definir Literatura parece não ser tarefa tão simples. Isso porque, a depender da civilização em que é escrita ou ainda da época da produção, uma obra pode ou não ser considerada literária.
De todo modo, é possível dizer que Literatura é toda manifestação de linguagem que tem como uma das finalidades a expressão estética – ou seja, é Literatura um discurso que não pretende apenas comunicar algo, mas também construir um dizer que seja belo ou envolvente em um nível sensível e humanamente profundo.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras.
Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor.
Para o filósofo Grego Aristóteles, um dos primeiros a focar nos estudos sobre essa arte: “A Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Com efeito, o conceito de literatura foi se ampliando e abrangendo assim, diversos textos que englobam os gêneros literários que hoje conhecemos: literatura infantil, literatura de cordel, literatura marginal, literatura erótica, dentre outros.
Aristóteles:
TIPOS DE GÊNEROS LITERÁRIOS
Atualmente, o gênero épico, que envolvia as narrativas históricas baseado nas lendas e na mitologia, foi substituído pelo gênero narrativo. Sendo assim, os gêneros literários são classificados em:
- Gênero Lírico: possui um caráter sentimental com presença do eu lírico, por exemplo, as poesias, odes e sonetos.
- Gênero Narrativo: possui um caráter narrativo, ou seja, envolve narrador, personagens, tempo e espaço, por exemplo, os romances, contos e novelas.
- Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja, são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia e farsa
Alguns livros sobre a literatura brasileira:
o livro da literatura: https://www.google.com/aclk?sa=L&ai=DChcSEwi33paizaP3AhULPJEKHVosBakYABAVGgJjZQ&sig=AOD64_1ZZS3QQIugEKiv2trehCG3JfyqtA&ctype=5&q=&ved=0ahUKEwjk9ZCizaP3AhXOjZUCHeifATQQww8Iogg&adurl=
a carta de Pero Vaz de Caminha: https://www.google.com/aclk?sa=L&ai=DChcSEwi33paizaP3AhULPJEKHVosBakYABA7GgJjZQ&sig=AOD64_1376E4m3wkGV1N31WGHZS0Sg4tzw&ctype=5&q=&ved=0ahUKEwjk9ZCizaP3AhXOjZUCHeifATQQww8IyQg&adurl=
Literatura brasileira: das origens aos nossos dias: https://www.google.com/aclk?sa=L&ai=DChcSEwi33paizaP3AhULPJEKHVosBakYABAtGgJjZQ&sig=AOD64_139rKb1QJ1hzyG-yHxJWM_ZKZQ9Q&ctype=5&q=&ved=0ahUKEwjk9ZCizaP3AhXOjZUCHeifATQQww8Iugg&adurl=